Jesus aceita esse sofrimento com profunda humildade e total entrega ao Pai. Nada guarda para si. Tudo oferece por amor à humanidade. Ao ser despojado de suas vestes, Cristo nos revela o caminho do desprendimento e da confiança absoluta em Deus.
Quantas vezes nos apegamos a bens materiais, à nossa imagem, ao reconhecimento dos outros ou às seguranças humanas? Esta estação nos convida a refletir sobre aquilo que ocupa o centro de nossa vida. O verdadeiro tesouro não está nas coisas que possuímos, mas no amor que cultivamos e na comunhão que vivemos com Deus.
Também hoje muitas pessoas são privadas de sua dignidade, sofrendo a pobreza, a exclusão, a injustiça e o abandono. Ao contemplarmos Jesus despojado, somos chamados a reconhecer sua presença em todos os que são humilhados e esquecidos pela sociedade.
Ao meditarmos esta estação, peçamos a graça de um coração livre dos excessos, desapegado das vaidades e aberto à vontade de Deus. Que aprendamos com Cristo a confiar mais no amor do Pai do que nas seguranças passageiras deste mundo.
Oração: Senhor Jesus, que aceitastes ser despojado de vossas vestes por amor a nós, ensinai-nos o valor da humildade e do desapego. Libertai-nos de tudo aquilo que nos afasta de vós e fazei de nosso coração uma morada simples e fiel para o vosso amor. Amém.
Frei Macário do Espírito Santo
